segunda-feira, 26 de abril de 2010

Celulite: o terror das mulheres

A celulite nada mais é que o resultado de um processo inflamatório da gordura localizada. Falando assim parece simples, mas a verdade é que, apesar dos furinhos serem comuns, eles incomodam – e muito!

O início de tudo...
A celulite aparece quando a quantidade de água ingerida é menor que a capacidade de diluir as toxinas geradas no metabolismo diário, fazendo com que estas se acumulem na substância fundamental (líquido que banha e realiza a troca entre as células), o que a torna mais densa causando, inicialmente uma ondulação na pele. Se o acúmulo de toxinas continua, inicia-se a compressão de uma célula contra a outra e dos vasos. Assim, a desorganização fibrosa começa para conter a compressão, numa resposta à agressão, gerando a celulite.

Os 4 tipos de celulite:
Grau I: não há sinais visíveis na pele nem dor neste estágio da celulite.
Grau II: as alterações na pele já são visíveis e palpáveis, mas sem dor.
Grau III: apresenta o aspecto “casca de laranja” e fica dolorida. Pode também aparecer vasinhos e microvarizes, além de uma sensação de peso e cansaço nas pernas.
Grau IV: essa fase é considerada a mais grave. A pele apresenta depressões e tem aspecto acolchoado. As pernas ficam pesadas, inchadas e doloridas e a sensação de cansaço é frequente, mesmo sem esforço.

Quanto antes, melhor!
Se a celulite ainda não se instalou por completo, você tem grandes chances de exterminá-la de vez. A estratégia é simples e você já conhece: ter uma vida mais saudável, uma boa alimentação e fugir do sedentarismo através de práticas de atividades físicas, que são fundamentais para potencializar os resultados dos tratamentos e ajudar na manutenção. Alguns hábitos simples podem ajudar bastante, são eles:
- Evite ganhar peso;
- Pratique exercícios como: caminhada, natação, bicicleta, hidroginástica e corrida;
- Beba bastante água;
- Hidrate bem a pele;
- Aplique substâncias que ativam a circulação local;
- Faça drenagem linfática pelo menos uma vez por semana.

Uma boa alimentação é F U N D A M E N T A L!
Muitas vezes o problema pode estar no seu prato! Uma alimentação saudável e balanceada é ideal para que os resultados sejam positivos. Dermatologistas recomendam que se evite comer em excesso alimentos como massas, pães, biscoitos, doces, carnes vermelhas gordas e frituras. Esses alimentos provocam uma espécie de inflamação nas células, que ficam impedidas de exercer suas funções, como eliminar as toxinas. Isso faz com que o organismo responda com mais inflamação, resultando em inchaço e peso extra, além das celulites.

Tem cura?
Infelizmente, os furinhos indesejados ainda não têm cura. Mas os especialistas garantem: se tratada logo no início existe, sim, uma grande possibilidade de melhora. Além disso, nos graus mais avançados, embora o resultado não seja milagroso, com os tratamentos é possível atingir melhora de até 80% no grau II e de 30 a 60% no grau III.

Comece a guerra: conheça os tratamentos!
Muitos são os tratamentos, mas é preciso dedicação.
Drenagem linfática: realizada manualmente ou através de aparelhos (endermologia), ajuda na remoção de toxinas, diminui a retenção de líquidos e melhora o tecido subcutâneo.
Velashape: equipamento que mescla endermologia (sucção que desfaz as retenções da pele), associado ao infravermelho, que combate a flacidez, e à radiofrequência, que trabalha na gordura localizada e celulite.
PowerShape: feito através de movimentos suaves, esse procedimento promove o aumento de temperatura das células de gordura até destruí-las(lipólise). Completamente indolor, trata gordura localizada, flacidez e celulite na mesma aplicação.
Accent: as ondas de rádio desse aparelho estimulam a produção de colágeno, tratando os problemas da região– flacidez, celulite e gordura localizada. Esse método é indolor e sem efeitos colaterais.
TruForm: indicado para tratar gordura localizada em pequenas áreas do corpo e para atenuar a celulite em graus avançados
Manthus: equipamento que utiliza terapias combinadas (ultrassom mais corrente elétrica de média freqüência), que combatem a celulite e a gordura localizada de forma efetiva
Smoothshapes: com uma tecnologia denominada fotomologia, esse equipamento tem como resultado uma melhora significativa da circulação sanguínea e a estimulação dos processos metabólicos.
Subexcision: realizado com anestesia local, esse método é utilizado para reduzir as depressões na pele (“furinhos”).
Lipoaspiração: um dos procedimentos mais utilizados. Mas, devido ao seu alto custo e longo período de recuperação, têm-se buscado técnicas não invasivas.
Carboxiterapia: consiste na injeção de CO2. Quando em grande quantidade no tecido, o organismo troca o CO2 por oxigênio, estimulando a oxigenação das células do local que está sendo tratado. Com a melhora da oxigenação, o metabolismo também melhora. As células passam a queimar mais gordura, estimulando a produção de mais colágeno.

Tudo bem, muitos desses tratamentos custam caro, é por isso que existem os cremes anticelulites. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cremes anticelulites funcionam! Eles possuem substâncias ativas que melhoram a circulação local e a superfície da pele. O ideal é que esse cosmético seja aplicado duas vezes ao dia e sempre após o banho, massageando as regiões onde tiver celulite, até a absorção do produto.
1. Para começar, faça manobras vigorosas de amassamento (como se estivesse amassando um pão).
2. Depois, faça movimentos de rolo, com as mãos fechadas, mais especificamente com a ponta da dobra dos dedos, subindo e descendo, como se tivesse “quebrando” a gordura.
3. Finalize fazendo movimentos circulares nas regiões tratadas.

Dá trabalho, mas é sempre bom desfilar um corpão no verão não é mesmo? Então mãos à obra, quer dizer, aos furinhos.

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de saber como foi feita a escolha das ganhadoras da promoção?

    ResponderExcluir